As vantagens do Pix nas empresas

As vantagens do Pix nas empresas
Receba utilizando a tecnologia do Pix e ofereça mais flexibilidade aos seus clientes.

O dinheiro em espécie tem se tornado cada dia mais difícil nas carteiras e nas mãos das pessoas. Seja por comodidade ou por questões de segurança, inclusive nas relações empresariais, os meios eletrônicos de pagamento ganham cada vez mais adeptos. Por isso, conheça as vantagens do Pix nas empresas, uma ferramenta do Banco Central que permite realizar pagamentos instantâneos.

Porém, muitos empreendedores ainda se questionam sobre as vantagens do Pix nas empresas. Por isso, preparamos este artigo com as principais informações sobre essa modalidade de pagamento e recebimento que garante mais agilidade e praticidade no dia a dia do seu negócio. Confira!

As diferentes formas de pagamento em um negócio

Com o constante avanço da tecnologia, novidades que facilitam os processos diários, seja para pessoas ou para empresas, estão sempre surgindo. Isso também se aplica às formas de pagamento oferecidas aos clientes. Quanto mais flexibilidade nos meios de pagamento, mais chances você tem de conquistar e fidelizar clientes à sua marca.

Portanto, diversificar os meios de pagamento, facilita e melhora o seu atendimento, pois além de oferecer uma nova alternativa para os clientes, certamente, você vai gerar muitos benefícios para a organização financeira da sua empresa.

Entre as formas de pagamento mais comuns, podemos citar:

Cartões de crédito

É considerado por muitos como um dos meios mais seguros de realizar transações, pois pode ser usado tanto virtual quanto fisicamente. Garante eficiência e tranquilidade para o usuário e para a empresa nas relações de compra e venda de produtos e serviços.

No entanto, não se pode esquecer que nessa modalidade de pagamento, exitem custos com taxas cobradas da empresa pelas operadoras e bancos, além de prazo para recebimento da remessa.

Cartões de débito

Funcionam como dinheiro em espécie, porém, em circulação no mundo virtual. Pode ser usado para pequenos e grandes valores, dependendo do saldo existente na conta do titular. Em uma transação, o dinheiro sai da conta de origem e vai direto para a conta de quem prestou o serviço ou vendeu o produto.

Embora sejam menores do que os cartões de crédito, existem taxas cobradas pelos bancos e operadoras, por transações realizadas.

Boletos bancários

Embora os cartões sejam mais práticos para ambas as partes, nem todas as pessoas contam com esse facilitador para suas transações comerciais. Por isso, os boletos bancários são também outra forma de pagamento muito utilizada pelos estabelecimentos, pois permitem bom controle financeiro, já que o valor pago, após compensado, cai diretamente na conta empresa.

No entanto, da mesma maneira que ocorrem nas transações realizadas com cartões, existe taxa de compensação para essa forma de pagamento. Ela se difere de uma instituição financeira para outra, mas é cobrada assim que o boleto é pago ou na modalidade “pacote de serviços”.

Transferências bancárias

Apesar de não ser uma forma muito usual nas relações de compra e venda entre empresas e clientes, as transferências bancárias podem ser a opção de pagamento na hora da conclusão de uma determinada transação comercial.

Porém, nesses casos, a taxa de uso do serviço é cobrada do cliente pela instituição financeira ou pelo banco do titular da conta. Isso pode ser um entrave na negociação, pois acaba elevando o preço do serviço ou produto para o cliente, ainda que seja um valor pequeno.

Benefícios do Pix para empresas

De maneira geral, o Pix é um sistema facilitador, prático e seguro para as transações de pagamento e recebimento. Para as empresas, a modalidade estimula a competitividade entre os bancos e instituições financeiras, já que os impele a rever a cobrança de taxas praticadas e a prestação dos serviços em si. São muitas os benefícios da adesão pelas empresas ao Pix. Os que merecem maior destaque são:

  • Transações realizadas 24h por dia, durante os 7 dias da semana, inclusive feriados;

  • Realização das transações instantâneas digitando apenas a chave Pix cadastrada pelo recebedor;

  • Conclusão da transação em até 10 segundos;

  • Redução dos custos com tarifas sobre as transações e, em alguns casos, até a gratuidade.

Cadastrando o Pix para empresas

Para realizar o cadastro no Pix para empresas, é preciso que o empreendimento tenha uma conta de pessoa jurídica em algum banco ou outra instituição financeira, como uma plataforma de pagamentos.

O passo seguinte é, dentro do canal próprio da instituição financeira onde a pessoa jurídica possui a conta, o usuário deve dazer o cadastro escolhendo a chave Pix que se deseja utilizar para realizar as transações. É essa chave que você informará aos clientes no momento de eles realizarem os pagamentos para a sua empresa.

Gerando QR Codes de pagamento

Além de informar a chave Pix para receber de seus clientes, sua empresa conta também com a opção de pagamentos Pix via QR Code, aquele código quadradinho de desenho enigmático que é, na realidade, um código de barras para ser lido.

Receba e pague suas contas com o Pix
Gere QR Codes e escolha o Pix para suas transações e pagamentos.

Para gerá-lo, você deve entrar na plataforma da sua instituição financeira, acessar a área Pix e escolher a opção “Gerar QR Code”. Depois de gerado, o QR Code pode ser impresso ou apresentado virtualmente para ser escaneado pela câmera dos smartphones e outros dispositivos utilizados pelos clientes na hora de efetuar os pagamentos. É um procedimento simples e prático que agiliza as transações no dia a dia do seu negócio.

Utilize as vantagens do Pix na sua empresa

Viu só como é prático utilizar as vantagens o Pix na sua empresas? É uma maneira descomplicada de receber pagamentos e de reduzir custos com operações financeiras. Sem falar na experiência do usuário, que agilizará os pagamentos de seus clientes e pode impulsionar ainda mais as sua vendas!

Saiba como você pode flexibilizar ainda mais para os seus clientes, as formas de pagamento oferecidas pela sua empresa.

Post Tags :

Share :