Os Bancos Digitais White Label podem ser customizados com a identidade visual de empreendimentos para se criar o próprio banco, a partir de um provedor de tecnologia financeira (fintech) que oferece toda a estrutura dos serviços bancários digitais com a marca da sua empresa. Entenda agora como funcionam, a regulamentação e compliance nos Bancos Digitais White Label.
Em conformidade com regras do Banco Central
Nesse contexto, a regulamentação e o compliance são aspectos fundamentais para a operação dos Bancos Digitais White Label para garantir que as instituições estejam devidamente licenciadas e autorizadas pelas autoridades reguladoras financeiras do país onde opera, no caso do Brasil, o Banco Central. Isso pode envolver a obtenção de uma licença bancária, uma licença de instituição de pagamento ou outra forma de autorização dependendo da legislação local.
É importante também manter-se atualizado e em conformidade com as regulamentações locais e internacionais que afetam as operações financeiras, incluindo regulamentações específicas para serviços financeiros digitais.
É necessário ainda estar em conformidade com as Normas Anti-Lavagem de Dinheiro (AML) e Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT), implementando medidas eficazes para prevenir lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, incluindo procedimentos de due diligence (diligência prévia) para a identificação e verificação dos clientes.
Outros pontos a serem destacados são:
- Fornecimento de informações claras e transparentes aos clientes sobre os serviços oferecidos, taxas associadas, políticas de privacidade e outros aspectos relevantes;
- Desenvolvimento e implementação de um programa abrangente de gestão de riscos que abordem os diversos riscos associados às operações do Banco Digital;
- Criação de relatórios para que seja entregue às autoridades reguladoras durante as auditorias, com o objetivo de garantir a conformidade contínua de regulamentação e compliance;
- Fornecimento de treinamento regular aos funcionários da empresa para assegurar a conformidade com as políticas e regulamentações vigentes.
Segurança e Privacidade de Dados
Além de todos Digitais os requisitos citados acima sobre regulamentação e compliance para a operação de Bancos White Label, temos ainda desafios referentes à segurança cibernética, privacidade e proteção de dados.
Enquanto a segurança cibernética diz respeito a implementar medidas robustas em conformidade com padrões de segurança reconhecidos para proteger as informações dos clientes e os sistemas contra ameaças digitais, a privacidade e proteção de dados é o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para preservar as informações pessoais e financeiras dos clientes.
Por que contratar um Banco Digital White Label para sua empresa?
Ao contratar o serviço de Banco Digital White Label, a sua empresa terá uma implementação mais rápida, mais eficaz e mais barata do que se fosse construir um banco digital do zero. E o melhor: com a marca do seu negócio e serviços personalizados de acordo com a necessidade.
Além de ter acesso a toda a tecnologia financeira desenvolvida por uma Fintech, como na U4C, a sua empresa também terá o suporte necessário para os processos regulatórios e sistemas de compliance, atendendo aos mais rigorosos requisitos de segurança cibernética e risco operacional. Esses benefícios já valem a pena o investimento inicial.